Título: VIIIª Reunião dos Pontos Focais da Governação Electrónica da CPLP discute a interoperabilidade digital para uma governança pública mais eficiente e eficaz

Seg, 17 Jul 18h00


A cidade de Luanda, capital de Angola, sediou hoje, no Hotel HCTA - Talatona, a VIIIª Reunião dos Pontos Focais da Governação Electrónica da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP). O encontro, realizado em formato híbrido, contou com a participação de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, além do Secretariado Executivo da CPLP.

Sob o lema "Desafios das Comunicações na Era Digital", a reunião teve como objectivo principal promover um alinhamento e uma concertação entre os países membros da CPLP a respeito do estado de digitalização e dos desafios enfrentados na era digital. Os representantes discutiram a necessidade de fortalecer a governança electrónica e obter soluções conjuntas para garantir o acesso eficiente e transparente aos serviços governamentais por meio da digitalização.

Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados à governança electrónica, com foco especial na interoperabilidade digital. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, trocar conhecimentos e apresentar iniciativas bem-sucedidas em seus respectivos países. O diálogo e a cooperação entre os pontos focais foram destacados como fundamentais para impulsionar a modernização e a eficiência dos serviços governamentais.

Além disso, a VIIIª Reunião dos Pontos Focais da Governação Electrónica serviu como preparação para a IIª Reunião Interministerial da CPLP, agendada para o próximo dia 20 de Julho. Nessa segunda reunião, os representantes dos países membros aprofundarão as discussões iniciadas hoje, buscando estabelecer directrizes e estratégias para o avanço da governança electrónica na CPLP.

 



Voltar