Projectos


O IMA é uma entidade com apenas 7 meses mas nesse pequeno período já desenhou e desenvolveu projectos cujo impacto na Modernização Administrativa representarão um salto qualitativo gigante para a qualidade do serviço público em Angola.

Conheça os primeiros projectos do IMA:


  • Plataforma de Interoperabilidade
Os passados 15 anos de Governação Electrónica em Angola resultaram num parque informático composto por silos de informação de génese tecnológica diferente.

O IMA está a introduzir novas regras no paradigma de implementação tecnológica dentro do Governo, sistematizando uma forma comum de partilhar dados, sem prejudicar a autonomia dos stakeholders do Estado e sem desperdício de investimentos realizados no passado.

A base desta iniciativa é uma nova ferramenta tecnológica, desenhada e gerida pelo IMA a que chamamos a Plataforma de Interoperabilidade e que será o ponto focal do processamento de tarefas do serviço público para qualquer entidade do Governo. 

  • Janela Única de Prestação de Serviços Não Presenciais
Baseado no princípio de que o Governo de Angola deve ter um único ponto de atendimento através da internet, conveniente, intuitivo e com elevada disponibilidade para cidadãos em todo o território nacional e na diáspora, o IMA desenvolveu a Janela Única de Prestação de Serviços Não Presenciais.

É uma página na internet a ser lançada no primeiro trimestre de 2022 que informa sobre serviços públicos para cidadãos e empresas, agregando serviços já existentes tal como o SEPE.gov.ao e outros novos serviços que alargam a oferta do serviço público digital em Angola. 

Para utentes com registo realizado através do centro de autenticação do Governo, a Janela Única de Prestação de Serviços Não Presenciais permitirá realizar serviços transaccionais de forma remota sem deslocação presencial.

  • Ecossistema Gov.ao
Os endereços da internet do Governo, com sufixo .gov.ao, são a base do acesso seguro ao serviço público. 

No último trimestre de 2021 o IMA desenvolveu uma nova infraestrutura de gestão e segurança dos subdomínios do Governo de Angola que elevam o seu estado de conformidade para o elevado tráfego e segurança designados pelos Plano Estratégico do IMA no quinquénio 2021-2027.




Voltar