Abertura do 1º Fórum IMA

Sex, 25 Fev 10h00


O Instituto de Modernização Administrativa, realizou na Sexta-feira, dia 25 de Fevereiro o Fórum IMA, um espaço dedicado para debate e reflexão sobre a Governação Electrónica e a digitalização da Administração Pública em Angola, o fórum contou com a presença de vários membros do Executivo, bem como vários servidores públicos e representantes de empresas do sector de tecnologias.

O Fórum iniciou com um Discurso de Abertura do Ministro de Estado da Casa e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Dr. Adão Francisco Correia Almeida
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, afirmou, esta sexta-feira, que a modernização da Administração Pública com a introdução do sistema tecnológico vai aumentar a produtividade do Estado e dos cidadãos.

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, que falava na primeira sessão do Fórum do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), acredita que a mudança permitirá a eliminação de procedimentos, que por  força da inoperabilidade se tornaram obsoletos, desnecessários e, consequentemente, o aumento da produtividade.

"Um dos nossos próximos desafios para o grande salto qualitativo, no que respeita à modernização da Administração Pública, é garantir a interoperabilidade entre as bases de dados e o sistema tecnológico existente nos vários departamentos ministeriais e serviços públicos.”

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República afirmou que os desafios da modernização administrativa exigem a aprovação urgente de uma agenda de transição digital integrada, participada e pensada nos objectivos do futuro.
O IMA, adiantou, desempenha um papel fundamental nesta empreitada, considerando que o evento pode também ser valioso para o serviço de harmonização de visão, interesses e caminhos para que a transição digital seja harmoniosa e permanente.

Recomendou que a transição digital e a interacção entre os serviços públicos devem merecer uma atenção particular.
Em relação a transição digital da Administração Pública, disse, traz consigo vários desafios sobre o resultado da ciber segurança.

Por seu turno, o Ministro das Telecomunicações, Tecnologia  de Informação e Comunicação, Manuel Homem, que participou por vídeo conferência, afirmou que a governação electrónica oferece melhor segurança.

De acordo com o ministro, é a razão de Angola estar no percurso, com várias acções para a concretização do objectivo preconizado.
Manuel Homem aproveitou a ocasião para lembrar que em 2006, fruto da negociação com  Huawei, se deu início ao processo de modernização das infra-estruturas ministeriais.

"A modernização da Administração Pública demanda que o cidadão seja já o centro das atenções  e que as medidas tomadas se reflictam na sua vida”, reforçou o ministro.
Manuel Homem acrescentou, por outro lado, que exige que os funcionários públicos sejam formados para que estejam a altura do desafio.”

O IMA é uma instituição agora institucionalizada e prevê a realização do Fórum mensalmente, como forma de promover um diálogo inter-institucional para a resolução dos serviços públicos das mais variadas áreas, como pescas, óleo e gás, hotelaria,  restauração, agricultura, entre outros.

O encontro juntou figuras do Executivo, especialistas nacionais e estrangeiros em matéria de Tecnologia de Informação e de Administração Pública.


Voltar