IMA realiza visita de estudo à República da Estónia

Dom, 13 Nov 17h00


No âmbito da Agenda de Transição Digital da Administração Pública, o Instituto de Modernização Administrativa (IMA) realizou uma visita de estudo e cooperação à República da Estónia, com o objectivo de colher experiências para a implementação da Plataforma de Interoperabilidade do Governo de Angola.

Considerada como um dos maiores laboratórios de digitalização e transparência do mundo, a Estónia tem quase 100% de seu governo digital. A desburocratização de seus sistemas trouxe mais facilidade e praticidade às operações realizadas pelos cidadãos e empresas, tendo iniciado a sua jornada para a transformação digital na década de 1990, por ocasião da sua independência integral.

A delegação do IMA realizou vários encontros de trabalho, dentre os quais destaca-se o encontro com a entidade responsável pela Digitalização do Governo, o Vice-Chanceler para a Transformação Digital, Luukas Ilves, que é ao mesmo tempo o Director de Informações do Governo (CIO), ao qual cabe desenhar e executar as políticas do Governo Digital, Segurança Cibernética e Conectividade do Governo.

A delegação do IMA trabalhou, igualmente, com o e-Gov Academy e com o Instituto Nórdico para Soluções de Interoperabilidade, centrando-se no estudo da matriz de interoperabilidade dos sistemas da Administração Pública Estoniana, com base na experiência de implementação e desenvolvimento do "X-Road", bem como na capacitação e criação de capital humano, estudos, indicadores de desempenho e coordenação de iniciativas de transformação digital dos serviços públicos.

A visita decorreu entre 10 e 12 de Agosto, produzindo resultados positivos para a troca de experiências e avaliação das vias de cooperação para a implementação da Plataforma de Interoperabilidade dos Serviços Públicos, para promoção de um ambiente de modernização e digitalização, com a criação de um quadro legal para assegurar a implementação de serviços tecnológicos e implementação da Interoperabilidade dos sistemas da Administração Pública Angolana.

No final dos encontros, foi manifestado o interesse entre os Governos em celebrar um memorando de entendimento sobre matérias de Governação Digital.



Voltar